Pular para o conteúdo principal

EXÉRCITO BRASILEIRO RESGATA CRIANÇAS INDÍGENAS EM RORAIMA

 

EXÉRCITO BRASILEIRO RESGATA CRIANÇAS INDÍGENAS EM RORAIMA

Publicado em:12 JAN 2023
Crédito: 4º BAvEx

Manaus (AM) – O 4º Batalhão de Aviação do Exército (4º BAvEx) recebeu a missão de resgatar crianças que necessitavam de tratamento médico em três comunidades de terras indígenas Yanomamis, na região do Surucucu, em Roraima. Os militares do batalhão partiram no dia 31 de dezembro, rumo às comunidades, e só retornaram a Manaus no dia 2 de janeiro. Eles atuaram em conjunto com os militares do 4º Pelotão Especial de Fronteira/Surucucu e com profissionais de saúde do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI).

No total, foram evacuadas para o Polo Base Surucucu, do DSEI Yanomami, 20 pessoas das comunidades Kunamariú, Hokomaua e Yaritobi. Segundo o piloto do 4º BAvEx, Major Schiavon, os profissionais da saúde informaram que as crianças apresentavam quadros de desnutrição e de desidratação. Uma delas tinha malária e outra pneumonia. Ele foi informado, ainda, que, devido à chuva, houve dificuldade no plantio e, por deficiência alimentar, as crianças estavam debilitadas.

A missão enfrentou a possibilidade de mau tempo e o risco de escurecer e de perder visibilidade.

“Uma das comunidades fica quase na fronteira com a Venezuela, fizemos um gerenciamento de pouso. Havia o risco de o tempo fechar, mas, graças a Deus, conseguimos cumprir toda a missão nas três comunidades”, comemorou o Major Schiavon.

Devido às condições climáticas, os militares do 4º BAvEx só conseguiram retornar a Manaus no dia 2 de janeiro. “Na aviação é comum viajarmos bastante, inclusive em datas comemorativas. Claro que preferimos passar datas como essa em casa, com a família, mas numa situação dessa nós vamos sem titubear, porque sabemos da importância da missão e do quão necessária ela é”, finalizou o piloto.

Difícil acesso

A equipe partiu no dia seguinte ao recebimento da missão. Os trabalhos iniciaram, com plano de voo, preparação da aeronave, instalação de tanque de translado, separação de materiais, entre outros procedimentos. Em seguida, os militares se deslocaram à Base Aérea em Boa Vista (RR), em voo com duração de três horas. O Comandante do Comando de Fronteira de Roraima/7º Batalhão de Infantaria de Selva (C Fron RR/ 7º BIS), Coronel M. Junior, recebeu os militares.

Após o abastecimento e mais uma hora e meia de voo, chegaram ao 4º Pelotão Especial de Fronteira/Surucucu (4º PEF Surucucu). Ainda no PEF, foi feita uma nova programação de peso e combustível para partirem para o resgate das crianças nas comunidades.

“A missão foi importante porque era o único meio de evacuação daquelas crianças para receber cuidados médicos adequados, já que a tribo mais perto fica a cinco dias de caminhada, por trilha através selva, do 4º PEF”, pontuou o Major Schiavon.

Fonte: Comando Militar da Amazônia


    Créditos Exército Brasileiro

    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    Primeiras ações de 2025 contra o avanço do garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

    Primeiras ações de 2025 contra o avanço do garimpo ilegal na terra indígena Yanomami Operação Catrimani II Briefing com a tropa antes do embarque na aeronave Comando Operacional Conjunto Catrimani II Boa Vista (RR) –  No dia 09 de janeiro, o Comando Conjunto Catrimani II, em coordenação com a Casa de Governo, conduziu a Operação de vasculhamento em Couto Magalhães, na Terra Indígena Yanomami (TIY), em Roraima. A ação ocorreu na região de garimpo Couto Magalhães, com o objetivo de localizar e neutralizar as infraestruturas vinculadas ao garimpo ilegal que atua na TIY.   Distância percorrida pelo helicóptero da FAB A operação integrou militares das Forças Armadas e agentes da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), os quais foram transportados pela aeronave H-60 Black Hawk, da Força Aérea Brasileira (FAB). Durante a ação, militares e agentes identificaram, desativaram pontos de garimpo e inutilizaram diversos materiais vinculados à mineração ilícita, como: motor, refrigerado...

    LFS Segurança - Deputado e comandante da PM de Roraima são alvos da PF por tráfico de armas - Créditos Sputnik

    Deputado e comandante da PM de Roraima são alvos da PF por tráfico de armas A Polícia Federal (PF) e o Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) realizaram nesta quarta-feira (23) uma operação para combater o comércio ilegal de armas e munições que envolveu buscas e apreensões em Boa Vista e em Fernandópolis (SP). Créditos Sputnik, leia mais: https://noticiabrasil.net.br/20241023/deputado-e-comandante-da-pm-de-roraima-sao-alvo-de-pf-por-trafico-de-armas-37051419.html