Pular para o conteúdo principal

Governo vai reforçar segurança na área Yanomami após ataque ao Ibama

 

Governo vai reforçar segurança na área Yanomami após ataque ao Ibama

Intuito é reforçar as operações de combate ao crime e ao garimpo ilegal

Mário Vilela/Funai

Larissa RodriguesLeonardo Ribbeiroda CNN

Brasília

Ouvir notícia

O governo federal prometeu enviar novos agentes da Polícia Federal (PF) e da Força Nacional para a terra indígena Yanomami que fica em Roraima. O intuito é reforçar as operações de combate ao crime e ao garimpo ilegal. O pedido foi feito pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), após ataque registrado na noite desta quinta-feira (23).

A ministra do Meio Ambiente e das Mudanças Climáticas, Marina Silva, já enviou ofício ao Ministério da Justiça com a solicitação.“Estamos dialogando com a PF e a Defesa para reforçar nossas operações na região, já que não vamos sair de lá tão cedo. Qualquer recuo no momento vai representar a volta deles (os garimpeiros). Obviamente, que tem uma logística para que isso aconteça. mas deve ser em breve a melhora na segurança”, afirmou o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, à CNN.

Nesta quinta, garimpeiros armados furaram o bloqueio de fiscalização na terra indígena Yanomami e atiraram contra agentes do Ibama. Segundo o Ibama, os fiscais revidaram e, no tiroteio, um dos garimpeiros ficou ferido. Ele foi detido pela Polícia Federal por atacar servidores públicos e foi levado ao hospital.

Segundo o Ibama, os criminosos desciam o rio em sete “voadeiras” de 12 metros carregadas de cassiterita. O carregamento de minério roubado da terra indígena foi identificado por drones operados pelo Ibama. Após o ataque, os demais criminosos fugiram.

A segurança da base de controle, instalada no último dia 7, é realizada por agentes da Força Nacional de Segurança Pública, da Polícia Rodoviária Federal e do Ibama. O objetivo principal da base é impedir a entrada de barcos com suprimentos e equipamentos para garimpos no território yanomami. Desde a instalação de uma barreira física com cabos de aço, no último dia 20, nenhum barco carregado seguiu em direção aos garimpos, segundo o Ibama.

Créditos CNN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Primeiras ações de 2025 contra o avanço do garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

Primeiras ações de 2025 contra o avanço do garimpo ilegal na terra indígena Yanomami Operação Catrimani II Briefing com a tropa antes do embarque na aeronave Comando Operacional Conjunto Catrimani II Boa Vista (RR) –  No dia 09 de janeiro, o Comando Conjunto Catrimani II, em coordenação com a Casa de Governo, conduziu a Operação de vasculhamento em Couto Magalhães, na Terra Indígena Yanomami (TIY), em Roraima. A ação ocorreu na região de garimpo Couto Magalhães, com o objetivo de localizar e neutralizar as infraestruturas vinculadas ao garimpo ilegal que atua na TIY.   Distância percorrida pelo helicóptero da FAB A operação integrou militares das Forças Armadas e agentes da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), os quais foram transportados pela aeronave H-60 Black Hawk, da Força Aérea Brasileira (FAB). Durante a ação, militares e agentes identificaram, desativaram pontos de garimpo e inutilizaram diversos materiais vinculados à mineração ilícita, como: motor, refrigerado...

LFS Segurança - Deputado e comandante da PM de Roraima são alvos da PF por tráfico de armas - Créditos Sputnik

Deputado e comandante da PM de Roraima são alvos da PF por tráfico de armas A Polícia Federal (PF) e o Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) realizaram nesta quarta-feira (23) uma operação para combater o comércio ilegal de armas e munições que envolveu buscas e apreensões em Boa Vista e em Fernandópolis (SP). Créditos Sputnik, leia mais: https://noticiabrasil.net.br/20241023/deputado-e-comandante-da-pm-de-roraima-sao-alvo-de-pf-por-trafico-de-armas-37051419.html